Filmes, Moda

Indicados ao Oscar de Melhor Figurino 2016: Cinderela

No próximo domingo acontece a cerimônia do Oscar 2016. Para quem gosta de moda, o evento vai muito além do vestidos de gala do tapete vermelho. A mágica acontece mesmo em ver os figurinos dos filmes que estão concorrendo às estatuetas, em especial na categoria de Melhor Figurino. Neste ano concorrem O Regresso, Mad Max, Carol, Cinderela e A Garota Dinamarquesa. Assisti apenas os dois últimos e fiquei encantada pelo figurino ambos, então fui pesquisar sobre para falar um pouco deles dois aqui no blog.

Hoje vamos de Cinderela, lançado no ano passado e que dispensa maiores apresentações.  O figurino é assinado por Sandy Powell, que já teve 12 indicações – entre elas Carol, concorrente deste ano – e levou 3 estatuetas, por Shakespeare Apaixonado, O Aviador e a Jovem Rainha Vitória.  O filme é um conto de fadas e não tem um período de tempo definido, por isso Powell pode mesclar elementos de décadas diferentes: os vestidos da madrasta por exemplo, interpretada por Cate Blachett, tem em referências a década de 40.  A personagem de Blanchett, inclusive, é a com mais trocas de roupa na trama. “Vestir vilão é muito mais divertido! As mocinhas e mocinhos são sempre mais difíceis” contou em entrevista a Vogue UK.

oscar_melhor_figurino_2016i_cinderela_4

oscar_melhor_figurino_2016i_cinderela_5

oscar_melhor_figurino_2016i_cinderela

Croquis de Sandy para o filme – Fotos: Reprodução

Mas fazer o vestido da Cinderela não foi tarefa fácil não! O desafia era criar uma peça que fosse grande em volume, mas que tivesse leveza e movimento, afinal ela precisava parecer flutuar enquanto dança. Para isso, todo um trabalho de escolha de materiais e técnicas de costura foram necessários. Foram mais de 250 metros de tecidos, em diversos tons de azul e em diversas camadas, começando com espartilho e uma crinolina para dar sustentação a todo esse pano e mais de 5 quilômetros de costura. A camada superior do vestido é crepeline de seda, um tecido super leve. Já as camadas inferiores são de um tecido sintético chamado yumissima, mais leve ainda, que parece flutuar na presença de vento  e custa cerca de £ 150 por metro.

oscar_melhor_figurino_2016i_cinderela_2

oscar_melhor_figurino_2016i_cinderela_3

Fotos: Jane Law

Como se não bastasse todo esse trabalho, foram necessários 9 vestidos iguais para dar conta de todo o processo de filmagem. Cada um deles tinha algumas características diferentes:  alguns deles eram mais curto pra as cenas em que a atriz tinha que correr, como a fuga do baile à meia noite. Outro tinha buracos para que fosse suspenso por fios. Outra curiosidade é que a cintura finíssima da personagem, tão questionada e acusada de retoques no Photoshop, na verdade é uma ilusão de ótica. Ela parecia ter uma cintura tão miníma poque a saia era extremamente volumosa.

Por fim, o sapatinho de cristal confeccionado pela Swarovski, inspirado em um modelo de 1890. Mas apesar de lindo, eles não foram realmente usados pela atriz. “Os que estão nos pés não são de cristal“, conta Powell. “Na realidade, ela estava usando sapatos de couro com as mesmas formas e proporções como o cristal. O departamento de efeitos visuais, mais tarde, de forma inteligente converteu em cristal.

Comments

comments

2 comentários sobre “Indicados ao Oscar de Melhor Figurino 2016: Cinderela

  1. O que mais me encanta num filme como esse é o figurino. Muito bom saber dos detalhes de um filme que me encantou, não só pelo fato de já conhecer a história, mas de todo o conjunto da obra. A fotografia é sensacional. Amei o post, Isa! Beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>