Moda

Rose Quartz e Serenity: as cores de 2016

Lembram que a gente falou aqui de como a Pantone escolhe a cor do ano? Pois bem, parece que dessa vez foi difícil entrarem em um consenso e portanto este ano temos duas eleitas: Rose Quartz e  Serenity são as cores de 2016 (Pantone 13-1520 e Pantone 15-3919, respectivamente).

Ambas são cores em tons pastel, um rosa e um azul bem clarinho, que segundo a Pantone, “juntas, (…) demonstram um equilíbrio inerente entre um rosa quente acolhedor e um azul mais suave, refletindo uma conexão e bem estar bem como uma senso de ordem e paz“.

rose-quartz-serenity-pantone-cor-do-ano-2016

O ano de 2015 não foi fácil. Estamos em tempos de crise, o mundo está cheio de conflito, vivemos a era dos haters. Todo mundo fala o que quer nas redes sociais, disseminam mensagens de preconceito, as notícias se alastram numa rapidez impressionante, sem que ao menos haja tempo de se checar a veracidade. É natural que o mundo busque antídotos para todo esse clima pesado. E as escolha da Pantone reflete bem isso. Já contei no postei que citei acima como eles fazem a escolha, não é aleatório e sim baseado em uma pesquisa prévia do cenário do mundo. Tranquilidade, serenidade, bem estar, ordem são desejos despertados nas pessoas em tempos de dificuldade, como o que estamos passando e as cores escolhidas são justamente representações disso.

E tem mais: rosa e azul são cores de menina e menino, respectivamente, né? Infelizmente pro senso comum sim. Mas observe o que as coisas andam mudando, caminhando para uma ideia de que não existe cor ou coisa para menino ou para menina, e sim para pessoas. O movimento no gender (não gênero, roupas independente de sexo) está por aí, e não há como negar. As escolha justamente dessas duas cores tão caricatas de menino e menino é representativo, tem tudo a ver com o momento.

Só para vocês compreenderam que essa escolha não é do nada, não é feita no acho-que-essa-cor-é-bonitinha-vamos-escolher. Já falei aqui e repito, moda vai muito além de roupa, do que a gente veste. É comportamento, nas mais diversas áreas (vestuário, música, arte, gastronomia, tecnologia, etc), e comportamento é reflexo do momento que vivemos somado a nossa história.

Em tempo, tem um post bem legal aqui com dicas de como combinar rosa. E que tal um post para combinar o Serenity? Vou providenciar!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>