Estudos, Moda

Diário de uma estudante de Moda – 3.2

Olha eu aqui cumprindo a minha promessa! Mais uma edição do Diário de uma estudante de Moda, dessa vez para falar dos milhares de materiais que temos que comprar. Pois é, prepara o bolso porque não é pouca coisa não! A verdade é que o primeiro semestre é bem tranquilo. Como as matérias são mais teóricas, a gente não precisou comprar materiais para aulas. Mas tivemos alguns trabalhos que exigiram gastos: o vídeo de Comportamento de Consumos, que pagamos uma pessoa para filmar e editar, e a roupa de papel para História da Moda, que gastamos comprando alguns tipos de papel e o manequim. Mas isso aí foi fichinha perto do que veio no segundo semestre!

Eu até fico triste quando lembro da lista de material do semestre passado: tesouras, alfinetes, régua para modelagem, fita métrica, fita de cetim, morim, lápis 6b, borracha, tintas  – acrílica, silkscreen, para tecidos e tintol -, tela para serigrafia, pincéis, papel A4, vinil, cola de sapateiro, courino, papelão de sapateiro, metros de tecido de algodão cru… é que o me lembro de cabeça agora, porque a lista era grande e é capaz de ter até mais que isso. Os materiais da aula de Modelagem Tridimendional estão sendo usados esse semestre novamente – tesouras, réguas, alfinetes, etc. Mas o restante foi para fazermos o sapato e as estampas que mostrei no Instagram, (acabei não fazendo post para mostrar o trabalhos do 2º semestre). Enfim, com certeza, foi mais de R$500 nessa “brincadeira” e muita coisa só se usa uma vez.

A minha dica é dividir os matérias com outros colegas, especialmente as tintas para a aula de Metodologia Visual  – usamos para fazer o círculo cromático – e para a de Laboratório de Práticas Criativas – fizemos estampas de tye dye e silkscreen -, porque dá para mais de uma pessoa usar as mesmas e dividir os custos. O material que usamos para o sapato, a mesma coisa: papelão, courino e cola também dá para dividir por duas equipes. Se eu acho que a faculdade tinha que fornecer alguns desses materiais? Sim, mas não fornecem então, paciência… É tirar a mão do bolso e se organizar com as colegas para tentar gastar menos.

diário-estudante-moda-3.2(1)

diário-estudante-moda-3.2(2)

No 3º, mais gastos! Mais morim – tecido que usamos na aula de modelagem – , papel metro, várias tipos de lápis (2b, 4b e 6b), canetas nanquim, e grafites (0.5, 0.7 e 0.9), papel A4 (com margem e sem margem), borracha específica, estilete, compasso, esquadros, escalímetro, esfuminho, lápis de cor 48 cores (ô coisa cara!), canetas Magic Colors (ô coisa cara² !). E a maioria das coisas é individual, realmente não dá para ficar dividindo :( E não serve qualquer lápis de cor, porque só tem duas marcas que realmente são boas para pintar.. e também não serve qualquer canetinha, só as a Magic Colors, e elas não são baratinhas. Mas essa, pelo menos, dá para dividir com uma colega, já que uma pessoa sozinha não usa ela toda.

Quando eu fiz a faculdade de Direito, eu não gastei nada com material, era só livros e xerox. Mas Moda, assim como outros cursos que vão além de livros e leitura (Design, Arquitetura, etc) a gente já tem que ir com o espírito e o bolso preparado para gastar além da mensalidade. Fica então aqui a dica para dar uma conferida com os colegas dos semestres à frente o que de fato você usa muito e o que dá para dividir com alguém, assim os custos ficam mais leves. Alguns materiais, como o morim, a gente comprou em grande quantidade, para a sala toda dividir, pois o preço no “atacado” é mais barato.  Outros materiais você pode comprar usado, dos colegas do semestre à frente, como as Magic Colors. Como a maioria não usa a caneta até o final e nem pretendem usar mais, eles preferem vender no semestre seguinte por um preço mais em conta. O ideal é buscar alternativas que aliviem um pouco os gastos porque ainda tem mais um semestre vindo e com ele o Trabalho Final, que com certeza vai te tirar mais dinheiro.. o_o

 Para saber mais sobre estudar moda em Salvador:
Curso de Costura em Salvador – Ateliê Lull
- Diário de uma estudante de Moda
-  Curso de Desenho de Moda no Senac BA
-
 Onde estudar Moda em Salvador

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>