Biblioteca, Moda

Pelo mundo da Moda – Biblioteca Vitrine

O livro Pelo Mundo da Moda: Criadores, grifes e modelos, da jornalista Lilian Pacceaquela do cabelo curtinho que apresenta o GNT Fashion, caso você esteja por fora e não saiba de quem se trata – é um compilado de reportagens e artigos sobre moda, feitos durante os seus 20 anos de carreira.

PeloMundoDaModa-01

Isso por si só já é uma coisa muito boa, porque significa uma linguagem simples e direta, sem tecnicismos e termos difíceis. Dá para todo mundo entender e aprender. Também significa que o livro é formado por pequenos textos e não por capítulos enormes que você demora um tanto para terminar e não quer parar no meio para não perder o raciocínio… rs Resumindo: é fácil e agradável de ler. Apesar de ser longo – são 512 páginas – você pode ir lendo uma ou duas reportagens por dia. Ele também está divido em partes – Criadores, Grifes e Modelos –  que não dependem uma da outra. Se você prefere começar sabendo mais sobre as modelos, tudo bem. Vai lá ler a parte III e depois você volta para outra. Em cada uma delas você confere reportagens e entrevistas, feitas em diferentes épocas, com nomes importantes da Moda.

Se você gosta desse universo mas ainda se sente perdido com tantos nomes e marcas, Pelo Mundo da Moda dá uma noção muito boa sobre grande parte deles. Você vai aprender um pouco mais sobre estilistas, designers e marcas clássicas que todo mundo conhece – Dior, Chanel, Armani, Saint Laurent -, aqueles que você já ouviu falar mas não sabe tanto sobre e outros que são pouco conhecidos do grande público. É bem interessante e instrutivo. A parte das modelos também é curiosa de ler, tem entrevistas com as mais antigas como Dalma Calado, às mais recentes como Karolina Kurkova, passando por Gisele, Naomi e Kate Moss.

PeloMundoDaModa-02

Fica aqui minha indicação de leitura para quem quer conhecer um pouco mais sobre nomes importantes da moda. Para quem está começando a trabalhar na área, acho interessante conhecer essas figuras, saber quem são e um pouco da contribuição que cada um deu ou ainda dá à Moda. Não precisa ser expert e saber a biografia de todo mundo, mas acho estranho alguém trabalhar com moda e sequer ter ouvido falar Viviene Westwood ou Issey Miyake.

O meu exemplar está autografado e só por isso ele já tem um lugar especial na minha estante e no meu coração. Em 2014, a Lilian esteve aqui em Salvador para um evento em um grande shopping da cidade, e eu que nem tinha o livro fui convencida por minha amiga a comprar e leva-lo para pedir o autógrafo. O fato é que ele não estava na frente da minha infinita lista de “livros-a-comprar”. Mas como a ocasião faz o ladrão – será? não sei.. rs – comprei o tal livro e fui pro evento. E olha que ocasião boa, porque um livro que nem estava na prioridade acabou sendo um dos primeiros que eu li todo!

Serviço:
Pelo Mundo da Moda – Criadores, grifes e modelos
Autor: Lilian Pacce
Editora Senac, São Paulo, 2013.

Biblioteca Vitrine: Como ser uma Parisiense em qualquer lugar do Mundo

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>