Estudos, Moda

Curso de Desenho de Moda no Senac BA

Esse semestre tem passado tão rápido e tão cheio de atividades e compromissos que eu acho que nem comentei aqui que iria fazer um curso de desenho de moda. Quem me segue no Instagram acompanhou um pouquinho da minha evolução, já que compartilhei algumas fotos dos desenhos que fiz durante as aulas. Mas essas aulas não fazem parte da faculdade não, é um curso extra que fiz no Senac-BA.

Não muito tempo atrás fiz um post mostrando onde dá para estudar moda aqui em Salvador e indiquei o Senac como um das opções. Aproveitei para ficar de olho na programação deles e assim que vi matrículas abertas para o Curso de Técnicas em Desenho de Moda corri para me inscrever. Foram 23 aulas, todos os dias, de 14h às 18h na unidade do Aquidabã, onde se concentram a maior parte dos cursos na área de Moda. Pois bem, cheguei lá desenhando praticamente nada e saí suuuper feliz querendo desenhar tudo, e o melhor, conseguindo! Ok, ainda não sou nenhuma top ilustradora, mas como tudo na vida, desenho também é prática e sei que quanto mais eu treinar, melhor vai ficar.

Desenho-De-Moda-Curso-Senac-BA

A medida que as aulas vão passando, a gente vê de forma muito nítida a nossa evolução. O desenho da primeira lição é uma alegria, porque conseguimos ir além do “bonequinho de palitinho” e fazemos um corpinho mesmo, o que sem as técnicas eu não conseguiria fazer.  A cada novo desenho, o traço vai ficando mais natural. Aprendemos novas posições – a pessoa de lado, caminhando, de costas… – e sempre praticando, repetindo e repetindo. Fizemos 6 desenhos base diferentes e a cada um deles íamos aprendendo a vestir, prestando atenção nos detalhes das roupas, especialmente o movimento que o tecido faz quando a pessoa está em movimento.

Aprendemos também a desenhar rosto, e eu nunquinha na vida achei que conseguiria desenhar um rosto que não fosse no esquema emoticon: dois pontos para os olhos e um parênteses para a boca! kkkkkkkk As últimas aulas – minhas preferidas – foram dedicadas à pintura, usando canetas hidrocor e aquarela (a tinta mesmo e também o lápis aquarelável). Pense em uma pessoa feliz, parecendo uma criança brincando de colorir! Gostei tanto que ao final do curso eu já saí  comprando pincel e tintas para praticar em casa.

Desenho-De-Moda-Curso-Senac-BA(2)

Desenho-De-Moda-Curso-Senac-BA(3)

O fato é que depois desse curso eu tenho certeza que qualquer pessoa é capaz de desenhar! É sério! Todo mundo na minha turma conseguiu desenhar. Algumas pessoas já tem uma habilidade maior, um poder de observação melhor e consegue ser mais detalhista na hora de reproduzir a imagem. Outros já praticavam em casa e tiveram certa facilidade. É natural, algumas pessoas tem certas habilidade e outras não, mas com prática todo mundo pode desenvolvê-las. Os traços são diferentes, cada um tem seu estilo de desenho e não podemos querer que o nosso fique exatamente igual ao de outro. Com o tempo a gente vai percebendo qual o nosso jeito de desenhar e melhorando o nosso traço.

Eu amo ilustração de moda  (lembram do post das ilustradoras para seguir no insta e do quadrinho que decorei meu quarto?), sempre quis desenhar as minhas ilustrações e acho que o curso é muito válido mesmo para quem tem esse mesmo desejo que eu.  Não sei quando o Senac vai abrir outra turma de desenho, mas novos cursos estão com matrículas abertas como Consultoria de Imagem, Visual Merchandising, Modelagem, Customização e Vitrinismo (que já estou matriculada e ansiosa para começar!). Acessem o site para saber as informações direitinho. Aproveitem! Aprender é sempre muito bom!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>