Estudos, Moda, Sem categoria

Onde estudar Moda em Salvador

Conforme já contei aqui no blog, em junho passado voltei à faculdade, desta vez para estudar Moda. Quando tomei a decisão, já tinha em mente onde iria estudar, pois a maioria dos meus amigos que se formaram na área passou pela mesma faculdade que estudo hoje e alguns deles me indicaram como uma boa opção. Mas isso não quer dizer que ela seja a única! Infelizmente, Salvador não tem uma variedade enorme como São Paulo ou Rio de Janeiro, mas se você está pensando em estudar na área, sei de cinco instituições que oferecem o curso para você se decidir. Vou listá-los e para mais informações como endereço, turno, grade curricular, preços, etc, clica no nome da instituição que colocarei o link direto para o site deles.

Onde-Estudar-Moda-em-Salvador01

 1. Unifacs

O curso da Unifacs é de Graduação Tecnológica em Design e Gestão de Moda e tem duração de 02 anos. A grade curricular abrange matérias teóricas e praticas, tanto voltadas para área técnica – modelagem, materiais, metodologia visual – como também para a área de gestão – comportamento de consumo, marketing de moda, desenvolvimento em negócios.

2. UniJorge

Aqui o curso também é Tecnológico, com duração de 02 anos. Pela grade curricular dá para notar que é mais focado no ensino das matérias de Design, tendo apenas uma matéria voltada para gestão no último semestre. Em compensação, tem matérias que parecem super interessantes para agregar, como fotografia de moda, figurino e moulage, por exemplo.

3. Unime

Também curso tecnológico com duração de dois anos. A grade curricular tem matérias técnicas e também de gestão, mas para mim o destaque é uma matéria do quarto semestre: ilustração de moda! #tambémquero <3

4. Unirb

Mais um tecnológico, mas com duração maior, 03 anos. Tem a grade curricular que achei mais interessante de todos: História da Moda em dois semestres, estamparia, bordado, modelagem plana e em malharia, lavanderia têxtil e até estágio supervisionado! Mas o curso ainda está em formação para a primeira turma, com inscrições para o vestibular abertas.

5. Senai

Eles oferecem o curso de Técnico em Vestuário, voltado para a aprendizagem de confecção de moda. Atualmente o ingresso é através do Pronatec, sem previsão de turmas pagas. Eles também costumam ter cursos de extensão, de menor duração, mas infelizmente no momento também não há previsão para novas turmas. OBS: O site é super confuso, não consegui achar as informações, então sugiro que quem se interessar, ligue pra lá!

Terminada a lista de cursos de graduação, vamos aos cursos livres e de extensão, aqueles de menor duração, com temas específicos.

  •  Senacaqui em Salvador, o  Senac  abre algumas turmas na área: marketing de moda, corte e costura, modelagem e desenho. Tem cursos gratuitos – dentro do programa de gratuidade deles com os devidos requisitos – e cursos pagos.
  •  Ateliê Lull: outra opção na cidade é o o Ateliê Lull, que oferece cursos de costura e desenho de moda para iniciantes, com aulas que não tem duração definida, você cursa até ficar satisfeito com seu desempenho.
  • Priscila Seijo: para quem curte consultoria de imagem, Priscila, que é professora do curso de Estética da Universo, dá aulas individuais e em grupos de Consultoria de Imagem e Análise Cromática.

Como já contei aqui, estudo na Unifacs e minhas impressões sobre o curso e tudo você acompanha na série Diário de uma Estudante de Moda, que volta à ativa semana que vem, quando começa as aulas do meu 2º semestre.

Para um próximo post, farei uma lista de onde estudar moda à distância e conto minha experiência com um desses. Espero que ajude quem está se decidindo por estudar Moda aqui na cidade e precisa de mais informações. Lógico que podem ter outros cursos que desconheço, mas acredito que entre as universidades esses são os principais. E quem souber de outros cursos livres e de extensão, dá a dica nos comentários! O post fica mais legal e completo com a colaboração e vocês!

Atualizando: Em 2016, surgiu mais uma opção na cidade, a Escola Baiana de Arte e Moda. Conto mais sobre a escola neste post aqui.

Comments

comments

5 comentários sobre “Onde estudar Moda em Salvador

    1. Oi Neide!! Muito obrigada! Desculpa a demora em responder, mas por conta de algum problema as repostas que faço pelo painel do WordPress não estão aparecendo aqui na página. Agora estou respondendo por aqui para garantir que apareçam! Obrigada e volte sempre! Beijos!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>