Mercado, Moda

Suzana e Suzane Massena, modelos.

Para esse novo ano do blog, uma das minhas vontade era de trazer um conteúdo voltado para o mercado de moda em Salvador. Falar das marcas e profissionais daqui, contar um pouco dessas história. Para a estreia desse projeto tive a alegria de contar com a participação de não somente uma, mas duas profissionais baianas que estão trilhando um belo caminho nesse mundo que a gente adora. Convidei as modelos e gêmeas Suzana e Suzane Massena para contar um pouco sobre o trabalho e a história delas.

Acredito que não seja muito fácil ser modelo aqui em Salvador. O mercado é pouco aquecido, não se vê muitas marcas locais – que já são poucas, a maioria é franquia – investindo em campanhas e editoriais. Os veículos de comunicação voltados para a moda também são poucos e aí só sobra o mercado publicitário, que não é bem o que um modelo fashion quer, né? Daí que quando a gente vê alguém se destacando e fazendo bons trabalhos é de se admirar! É o caso de Suzana e Suzane.

massenas01

Elas são gêmeas e isso por si só já uma coisa que chama atenção. E são negras, com olhos puxados e um lindo cabelo black, características que infelizmente não se vê muito nas revistas e passarelas afora. Talvez por isso elas chamaram a atenção de Anna Dello Russo e ficaram para os quatro dias de ensaio – elas tinha sido chamadas para apenas um – que a editora da Vogue Japão fotografou em Salvador, no início de 2013. O resultado foi conferido nas edições de fevereiro de 2013 das Vogue Brasil e Japão. Em maio do mesmo ano foi a vez de fotografar ao lado de Naomi Campbell também para a Vogue Brasil.

massenas03

 

O começo

Mas a história não começa aí, não. Desde pequenas elas já tinham o sonho de seguir os passos da irmã mais velha, Suellen, também modelo. Aos 11 anos elas a acompanhavam nos testes e participavam de concursos de beleza. “Começamos com os concursos de beleza black mirim, fazíamos bastantes desfiles! Eram simples mas muito importante para nós que tínhamos um sonho de se tornar uma modelo reconhecida e de fazer grandes desfiles“, explica Suzana.

Aos quatorze anos, o destino deu um super empurrãozinho na carreira das meninas quando a produção da Xuxa – essa mesma, a rainha dos baixinhos – estava a  procura de meninas com o sonho de seguir carreira de modelo. Elas receberam o convite para desfilar no Monange Dream Fashion Tour e ainda ganharam de presente um book, que foi realizado em São Paulo.

Eu bem me lembro quando comecei a participar dos primeiros desfiles da Made in Bahia e Expo de Moda aqui em Salvador. Elas eram super disputadas, todo mundo queria as gêmeas para desfilar. Em pouco tempo já não tínhamos mais porque disputar já que as meninas foram para São Paulo e daí um monte de coisa boa foi aparecendo.

massenas02
Capa da Elle South Africa e editorial na Marie Claire também sul africana.

 

Os trabalhos e planos para o futuro

Elas já estiveram – e ainda estão! – nos lookbooks da Farm, nas passarelas do Fashion Rio e São Paulo Fashion Week, Semana de Moda de Nova York, e uma recente temporada na África do Sul rendeu muitos trabalhos, entre eles a capa desse mês na Elle e um editorial na Marie Claire naquele país. “ A experiência de conhecer outros países é incrível, você aprende línguas e culturas diferentes e a conviver com pessoas com costumes diferentes do seu“, conta Suzana.

Quando pergunto quais o próximos passos e trabalhos que vêm pela frente Suzana diz que a ideia é “prosseguir com a carreira internacional e levar meus pais para morar conosco em São Paulo“. Quanto aos trabalhos, “preferimos fazer um pouco de suspense e nunca mostrar antes do tempo. Mas vem coisa boa por ai!” A gente fica muito na torcida para ver essa dupla cruzando as passarelas internacionais e estampando páginas e capas das revistas gringas!

Para acompanhar o trabalho das meninas, você pode curtir a fanpage delas no Facebook (aqui).

Comments

comments

2 comentários sobre “Suzana e Suzane Massena, modelos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>