Sem categoria

Sapato para alongar a silhueta

Apesar do senso comum, não é o salto que te faz parecer mais alta ou não. Ok, ele vai fazer você ganhar alguns centímetros, mas isso não é garantia de que você pereça visualmente mais alta aos olhos de quem te vê. Existem outros truques que já publicamos aqui  no blog que também podem fazer isso por você e a escolha do sapato certo pode contribuir muito.

De cara eu já te digo para esquecer essa história de que mulher baixinha não deve usar sapato sem salto. Não existe isso! A gente usa o que gosta e existem várias formas de harmonizar nossas escolhas para favorecer nossa silhueta. Você vai ver que você pode parecer mais alta de sapatilha do que usando um salto anabela, por exemplo. Eu disse parecer, certo? Porque em termos de centímetros é claro que com salto você estará mais alta, mas se ao olhar para você as pessoas não conseguirem notar isso, a sua anabela não adianta muito. O objetivo é alongar as pernas com a escolha do sapato adequado. Vamos às dicas e se prepara porque o post é longo!

1. Bico fino alonga, bico redondo encurta

O bico mais fino do sapato dá uma sensação de que seu pé termina além, e com isso você parece ter pernas mais compridas. Já o bico redondo mostra exatamente onde o seu pé termina e não exatamente encurta, mas não ajuda a alongar. Se for daquelas bicolor, com a pontinha escura, aí sim encurta. Tanto que o objetivo de Coco Chanel, quando a criou, era fazer os pés parecerem menores – já que ela tinha pés grandes e não os achava muito femininos. Se você não gosta de bico fino, a dica para ajudar com os de bico redondo está logo abaixo.

bico-fino-sapato-alonga-perna

2.Cores semelhantes…

à cor da sua perna, ou à meia-calça (se estiver usando), ou a cor da sua calça. Se você quer que sua perna pareça mais longa, evite contraste de cores: meia calça preta + sapato claro, por exemplo. Se a sua perna estiver exposta, invista em sapatos nude, ou seja, que tenham a cor parecida com sua pele. Já falamos sobre eles no blog (neste post aqui). Tudo isso cria uma linha visual continua que contribui para a sensação de pernas mais longas.

sapato-nude-alonga-perna01

No caso da primeira foto, mesmo tendo uma tira no tornozelo, a sensação é que a perna é longa porque é tudo de uma cor só, você não sabe onde termina perna e começa o pé. Quando o calçado tem outra cor, você tem essa exata noção. Para quem gosta de calçados com tira no tornozelo, escolher uma cor próxima à da sua pele elimina o efeito encurtador.

3. Peito do pé a mostra

Gáspea é aquela parte do calçado que cobre o seus dedos. Quando ela cobre muito os dedos, ela é alta. Se cobre pouco, deixando os dedos aparecendo um tantinho, ela é baixa. E quanto mais baixa é a gáspea, mais longa sua perna parece ser, porque aparece mais pele. Quando ela é alta e cobre muito, encurta a perna. Ou seja, para alongar, melhor optar por sapatos de gáspea baixa (peep toe, scarpin, sapatilhas) e sandálias abertas que não cubram o peito do pé  (gladiadoras e similares não são indicadas nesse caso).

peito-do-pe-livre-alonga

Veja que dá para notar claramente que se ambos os calçados, de salto ou não, não tivesse todos esses detalhes no peito do pé, as penas das mocinhas pareceriam bem maiores, não?

4. Sem detalhes no tornozelo

Assim como os detalhes no peito do pé, tudo que para na altura do tornozelo encurta as pernas porque corta visualmente a sua silhueta naquela região. Sapatos abertos no topo permitem que os olhos sigam até o dedo, o que alonga a aparência da perna. Vale também para botas de cano curto, que além de pararem no tornozelo ainda cobrem o peito do pé.

sandalia-sem-tira-alonga-perna

Na primeira foto é muito nítido como a perna fica muito mais comprida visualmente falando, comparando com a outra, com a tira. Na segunda, a cor nude minimiza a sensação de corte da silhueta que uma esse tipo de bota normalmente causa, como dá pra perceber com a cor preta.

Mas se você ama sandália gladiadora, bota cano curto, ou qualquer outro sapato de gáspea alta ou com tira no tornozelo e quer usar, tudo bem. A gente pode usar outros truques para compensar: prefira em cores próxima a da sua pele e combine com peças de comprimento mais curto, que deixem bastante perna a mostra. Se for de tiras, quanto mais fina a tira, melhor. Aliás, esse coisa do comprimento da roupa é importante: quando mais você cobre o pé, mas descobre a perna para compensar o efeito achatador.

No fim de tudo, ainda sobre o velho e bom salto que ajuda demais. Mas não é a solução sozinha, já que usar um saltão com uma tira super grossa no tornozelo, por exemplo, pode achatar também. Junte o salto com as dicas acima que o resultado vai ser muito melhor! É só fazer um jogo de compensação entre as dicas.

Comments

comments

Um comentário sobre “Sapato para alongar a silhueta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>